Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Novo forno para tratamento térmico de alumínio

Um novo forno para tratamento térmico de envelhecimento para ligas de alumínio está sendo lançado pela Fornos Jung, de Blumenau (SC). O tratamento, também conhecido como precipitação, tem por objetivo aumentar a resistência mecânica das ligas de alumínio.

O forno possui 25 m3, opera em temperatura de 500°C e possui circulação forçada de ar. Ele já foi comercializado para um cliente que o utilizará para tratamento de bobinas de fio de alumínio. Mas, a aplicação do forno também é bastante comum em rebites usados pela indústria aeronáutica.

A utilização das ligas de aluminío

As ligas de alumínio são muito utilizadas como materiais de construção mecânica, pelo fato do alumínio poder combinar-se com a maioria dos metais de engenharia. Com essas associações, é possível obter características tecnológicas ajustadas de acordo com a aplicação do produto final.

O grande alcance das ligas oferece à indústria uma enorme variedade de combinações de resistência mecânica, resistência à corrosão e ao ataque de substâncias químicas, condutibilidade elétrica, usinabilidade, ductibilidade, formabilidade, entre outros benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário