sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dicionário do Artista

No site da Fornos Jung, você encontra diversas informações voltadas para artistas. Uma delas é o Dicionário do Artista. Você pode acessar no site da Jung ou basta ficar ligado nos próximos posts, aqui no blog! Abaixo, você lê alguns sinônimos de palavras comuns à prática das Artes.

Letra A

Alumina. É um componente importante das argilas. Se usada em esmaltes ela serve para impedir que escorra pelas laterais da peça ao se fundir. É componente da argila, do caulim e do feldspato.

Amassar o Barro. Mexer, Bater no Barro. É amassar, deixando a argila compacta, retirando o ar da massa. Isto evita que ocorra uma explosão durante a queima ou rachaduras na secagem. Pode-se também amassar o barro jogando-o com força repetidas vezes.

Antropomorfo. São peças imitando seres humanos (antropomorfas) e animais (zoomorfas). Na arte cerâmica, é comum o artista moldar essas figuras.

Arame de Kanthal. È um fio especial para suportar altas temperaturas, Mais usado em fornos elétricos para suas resistências. Também usado para decoração.

Arco. Equipamento usado para acabamento composto de uma chapa fina de metal.

Areia. Substancia granulosa não plástica contida nas argilas.

Argila. Terra ou rocha composta de silicato de alumínio hidratado, mesmo que Barro. Seus principais componentes são a sílica e a alumina.Tem na sua composição materiais orgânicos (raízes, folhas etc) e inorgânicos (óxido de ferro, quartzo, feldspato, areia etc). Dependendo do lugar encontrado as composições de minerais variam sobre as cores: preta, vermelha, cinza, branca etc.

Argila de Bola.è uma argila Plástica, com elevado índice de retração. Contém pouco óxido de ferro sendo rica em matérias orgânicas. Usa-se com outras massas, pois é muito elástica.

Argila Bruta. Argila bruta, sem misturas assim denominadas.

Argila em Pó. È um barro sem água, então se mistura água para uso.

Argila Primária. È encontrada em seu local de origem, é mais usada para reduzir a elasticidade, quando queimada é pouco porosa.

Argila Reciclada. É o chamado o processo de juntar as sobras e misturar com uma nova massa. Não perdendo características originais da massa.

Argila Refratária. È uma massa diferente da refrataria. É usada em alta temperatura. Em inglês é conhecida por fire-clay.

Argila Vermelha. É uma argila plástica, ela é pouco densa, porosa. Por isso deve ter paredes grossas para aumentar a resistência. Essa massa é para baixa temperatura. Ela contém muito óxido de ferro então apresenta cores diversas, ela é mais usada para fabricação de tijolos, telhas e vasos.

Assinar a Peça. Usa-se para gravar o nome ou a marca do autor também coloca-se a data e o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário