Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dicionário do Artista – Da letra E à L

Hoje, você vai conhecer os sinônimos de palavras do Dicionário do Artista que iniciam com as letras E, F, G, H, I, J e L. Para visualizar todo o dicionário, basta acompanhar os próximos posts aqui no blog ou acessar o site da Jung.

Letra E

Encolhimento. Dá-se no processo da evaporação da água contida na argila ou massa. Também ocorre na queima de biscoito, um percentual menor, em materiais orgânicos existentes na composição da massa. O encolhimento varia de acordo com os componentes minerais existentes no material. Quanto mais plástica for a massa ou argila, maior vai ser o encolhimento.

Engobe. É uma argila bastante líquida. Ela é usada para decorar as peças já cozidas e pode-se colocar corante na mesma. Tem uma aparência de água de barro.

Esmalte. As composições dos esmaltes (vidrados) são inúmeras e suas formulações dependem das características do corpo cerâmico. Contém os seguintes elementos básicos: vitrificantes, fundentes, estabilizantes, colorantes e opacificantes. A sílica (quartzo) é o principal material vitrificante.

Esmalte de Alta. Ocorre quando a temperatura excede 1201°C.

Esmalte de Baixa. A fusão ocorre quando a temperatura eleva-se até 1000°C.

Esmalte de Média. A fusão ocorre quando a temperatura eleva-se até 1201°C.

Esmalte Saturado. Material híbrido usado em decoração, entre vidrado e colorante aplicado superposto com outro esmalte.

Esmalte de Relevo. Usado em decoração. Material híbrido entre esmalte e engobe. Forma texturas bem desenhadas.

Letra F

Faiança. É uma massa de baixa temperatura, de cor clara, é porosa, pouco densa, frágil. Usa-se na forma de Barbotina para a confecção de peças em moldes de gesso.

Fibra de Vidro. Material misturado à argila para aumentar a plasticidade e resistência na secagem. Ideal para o uso em peças com formas complexas. Queimada em alta temperatura, funde-se à massa.

Fragmentação. Ocorre no fim da queima quando o esmalte não adere. Soltam-se fragmentos das paredes da peça.

Fundente. O óxido de chumbo e os demais óxidos fundentes são associados com outros da mesma natureza. Cada fundente atua numa determinada faixa de temperatura. Principais fundentes: óxido de sódio, de chumbo, de potássio, de lítio, de cálcio, de zinco, de magnésio, de bário, de boro, de bismuto e de estrôncio.

Letra G

Goma Arábica. Produto vegetal usado como agente aglutinante na aplicação de pigmentos sobre peças já esmaltadas e queimadas. Mistura-se também em esmaltes que soltam pó antes de levar as peças ao forno.

Letra I

Incisão. É a técnica que consiste em escavar ou abrir uma fenda em uma superfície de argila.

Letra J

Jazidas. Lugar onde são extraídas as argilas/barros.

Letra L

Lustre. Tipo de decoração que consiste da aplicação de uma película na superfície da peça, contendo sais metálicos, os quais dão efeitos de ouro, prata e cobre. Queima de baixa temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário