segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dicionário do Artista - Da letra R à V

Conheça hoje a última parte do Dicionário do Artista. Para visualizar todas as letras, acesse o arquivo do blog ou encontre no site da Jung


R

Relevo. Método de decoração que forma uma saliência (textura) sobre uma superfície de argila.

Resfriador. Recipiente de barro de formato côncavo, contendo água, usado para resfriar alimentos e objetos.

Rolo. Peça de madeira cilíndrica usada para amassar a argila quando se faz uma placa.



S

Sgraffito. É uma técnica que raspa-se parte do esmalte ou engobe aplicado em uma peça para revelar o contraste com a cor da argila que se encontra por baixo.

Silicato. É um numeroso grupo de substâncias minerais constituídas pela combinação da sílica com um ou mais óxidos metálicos e água.

Stencil. Técnica de aplicação de exaltação oposta à da máscara. Isola-se a área em torno do desenho que se quer colorir.

Subcozimento. É quando o esmalte não atinge o seu ponto de fusão durante na queima. A peça fica com uma textura áspera, fina e sem brilho.

Suportes. Peças de argila refratária que servem para sustentar e regular a altura das prateleiras do forno.



T

Tabatinga. É uma argila usada para decoração de peças, ela é de cor clara.

Talco. Serve para diminuir a quantidade do choque térmico.

Tardoz. A face não exposta de um azulejo. Costuma conter sulcos ou saliências para facilitar, usando uma argamassa, a fixação em uma superfície.

Tensão. É força de uma área e ou superfície. Quando a secagem se dá de forma mito rápida, isto pode ocasionar rachaduras e empenamentos.

Termopar. É um bastão térmico que junto a um pirômetro serve para medir a temperatura interna de um forno.

Terracota. São argilas vermelhas, ricas em óxido de ferro, queima-se em baixa temperatura. È mais usada na confecção de tijolos, telhas, vasos etc.

Tessela. Pequenos quadrados usados na confecção de mosaicos.

Torno.Equipamento para moldar peças com as mãos através de um disco que gira. Usado desde a antiguidade. A força motriz mais usada atualmente é o motor elétrico. No passado usavam-se os pés e as mãos. Quem trabalha no torno é Oleiro.

Torno de Mesa ou de Pé. Usado para trabalhar no acabamento de peças. É um prato que gira manualmente facilitando observar a peça sob todos os ângulos. Usa-se também quando se esmalta pulverizando.

Trilha. Método de decoração que consiste em fazer desenhos na argila, ainda no ponto de couro, com engobe ou esmalte, usando uma bisnaga etc.

Turfa. Matéria orgânica em decomposição de cor escura encontrada junto com argilas secundárias em regiões de baixadas e pântanos. Após a queima torna-se muito porosa em função dos materiais orgânicos que se incineram sob ação do calor.



U

UG. (underglaze). Pigmento colorante estabilizado usado em decoração aplicado na argila crua ou biscoitado. Pode-se cobrir com esmalte transparente.



V

Vaselina. É um líquido pastoso usado para isolar uma determinada parte da peça impedindo a fusão do esmalte no local.

Vinagre. Liquido usado para eliminar rachaduras ou juntar partes. Pode passar na peça em conjunto com a barbotina.

Visor. É um equipamento existente na porta, ou no corpo do forno, que permite a observação de seu interior durante a queima incluindo a visão dos cones perimétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário