Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

A arte do falso vitral

A pintura sobre o vidro é uma técnica decorativa com a qual se pode fazer trabalhos muito bonitos. É aplicada uma técnica diferente das usadas nas pinturas em tela. Porém, ambas necessitam de habilidades para desenhar e pintar.

A técnica de "falso vitral" difere bastante da técnica de pintura sobre o vidro. No “falso vitral”, primeiro é feito o contorno do desenho sobre o vidro com pasta de relevo. Depois, é preciso preencher os espaços com verniz para vitral.

Na pintura sobre o vidro, o desenho e preenchimento são feitos livremente sobre o vidro numa única etapa. Na técnica de “falso vitral” existe o contorno do desenho, feito em uma primeira etapa e o preenchimento da figura é realizado na segunda etapa. Os resultados obtidos por essas técnicas são diferentes.

Os desenhos da técnica de “falso vitral” não são realizados à mão livre. Tudo, inclusive o contorno, é previamente definido. As linhas são feitas para que o desenho possa ser transferido para o vidro.

No “falso vitral”, o vidro não é cortado em diferentes peças, colorido e posteriormente unido, como acontece no vitral. A aplicação da pasta de contorno imita a impressão desse corte e, por isso, a técnica é chamada "falso vitral". A ideia é transmitir a impressão de um vitral em uma peça de vidro única.

O texto acima foi modificado e retirado do blog Arte em vidro. Acesse: http://arteemvidro-mevaristo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário